Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Susepe realiza a formatura de 60 apenados no Curso de Costurador de Calçados da Penitenciária de Arroio dos Ratos

Publicação:

formatura ratos
Foto: Gleison Ló
Por Rodrigo Borba/Ascom Susepe

Nesta terça-feira (22), ocorreu, na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR), a formatura de 60 apenados no Curso de Costurador de Calçados. A iniciativa da Piccadilly Company foi viabilizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na oportunidade, também foi inaugurada uma unidade fabril da empresa na casa prisional.

A aula inicial do curso ocorreu no dia 5 de julho. A capacitação está alinhada com o Projeto Novos Horizontes, plano de atenção integral à pessoa privada de liberdade, sendo a capacitação e a profissionalização passos da socialização do apenado.

A Piccadilly também possui um termo de cooperação com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, para a contratação de apenados da PEAR.

fomatura ratos 2
Foto: Gleison Ló

O superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, lembrou que a missão da instituição é promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade. “Ao falarmos em sistema penal, precisamos destacar dois aspectos. O primeiro deles é o cumprimento da pena. E o segundo, e mais importante, é a ressocialização. Proporcionar alternativas de levá-los novamente ao convívio social de uma forma melhor do que chegaram, com novas perspectivas de vida. E este momento, para mim, representa exatamente isso”, definiu.

O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, agradeceu o apoio da Piccadilly, do Senai e de todos os servidores da Susepe envolvidos no tratamento e na execução penal. Também citou como importante as parcerias com empresas visando aumentar as oportunidades de trabalho prisional. “Sonhem, não desistam, acreditem que a educação e o trabalho são as portas de transformação da vida de vocês. Isso será um exemplo para os seus filhos e netos, uma referência para as pessoas que convivem com vocês”, declarou, cumprimentando os formandos.

O diretor industrial da Piccadilly Company, Pedro Simões, explicou o objetivo da marca ao participar do projeto. “Estamos na vida para evoluir, mas também para fazer o bem às pessoas que estão à nossa volta. Isso é o que nos motiva no dia a dia. A Piccadilly Company, ao escolher investir neste projeto, entende que o seu papel na sociedade é gerar oportunidades para diversos públicos, e isso reflete o olhar para o compromisso social”, disse.

Já o coordenador técnico do Senai Lajeado, Marcelo Shedler, destacou o empenho dos apenados durante o curso. “Vocês agarraram a oportunidade que lhes foi dada lá em julho. Nós, do Senai, sistematicamente, ajudamos a formar e a transformar pessoas dentro do sistema penitenciário, porque somos parte da sociedade”, completou.

Também participaram da formatura o delegado da 9ª Região Penitenciária, Paulo Pires; o diretor substituto da PEAR, Marcelo Cordeiro; o diretor do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Cristian Colovini; o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Vagner Cogo; e o presidente do Conselho Penitenciário, Nilton Caldas.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos