Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Centros da Juventude prestigiam a Surdolimpíadas em Caxias do Sul, concluindo imersão em linguagem de sinais

Publicação:

13142001 16045 GDO
Integrantes dos Centros da Juventude de Alvorada, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta estiveram presentes no evento

Integrantes dos Centros da Juventude (CJ) de Alvorada, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, juntamente com o Escritório de Projetos da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), estiveram presentes no 12º dia das Surdolimpíadas, evento multiesportivo realizado em Caxias do Sul. A visita simbolizou a conclusão da imersão na linguagem de sinais que os jovens dos CJ realizaram. “Essa é a continuidade da experiência que eles vêm desenvolvendo desde o primeiro momento das capacitações, até receberem os atletas no aeroporto e agora, em Caxias do Sul. Então, foi uma imersão completa”, afirma Gabriela Lorenzet, coordenadora-geral do Escritório de Projetos do POD.

Na ocasião, os integrantes do POD puderam assistir partidas de handebol, vôlei e taekwondo nas arquibancadas da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde tiveram contato com delegações e torcedores de países de diversos continentes, o que proporcionou o convívio com diferentes culturas e a prática da linguagem de sinais. “Foi um dia muito incrível. eu nunca tinha assistido jogos esportivos de uma arquibancada. Também pude conhecer novas realidades e culturas, o que foi muito importante pra mim”, afirma Mateus da Silva Pereira, Jovem Multiplicador do CJ da Lomba do Pinheiro.

O evento, que está em sua 24ª edição e acontece pela primeira vez no Brasil,  se estende até o dia 15 de maio e conta com a participação de delegações de 77 países de todo o mundo.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos