Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Como Identificar

As pessoas que fazem uso abusivo de algum tipo de entorpecente costumam apresentar sinais, conhecer esses sinais pode ajudar alguém próximo do adicto a identificar o problema e o abordar oferecendo ajuda.

Atendimento

Dentre os muitos sinais que podem ou não serem observados, e que, conjuntamente, podem indicar tanto situações momentâneas de ânimo e problemas de saúde, quanto a utilização de drogas, destacamos alguns, pontuados pela Polícia Civil[1]:

  • Sinais físicos: fadiga, cansaço, queixas contínuas sobre saúde, olhos congestionados, vermelhos e sem brilho, tosse permanente, insônia ou sonolência excessiva, alteração acentuada de apetite (a maconha aumenta e a cocaína e o crack diminuem, por exemplo), lesões ou irritações no nariz;
  • Sinais emocionais: mudanças de características de personalidade, mudanças rápidas de humor, comportamento irresponsável, pouco amor próprio ou autoestima, diminuição do raciocínio, depressão e falta geral de interesse;
  • Sinais na família: desobedecer às regras, retrair-se ou deixar de se comunicar com a família, ter atitudes impulsivas, reação defensiva quando mencionam drogas, ocorrer o desaparecimento de objetos e valores em casa ou no trabalho, bem como possíveis cheiros estranhos na roupa e na boca;
  • Sinais na escola: diminuição da motivação, falha nas tarefas e deveres, notas mais baixas, ausências frequentes e problemas de disciplina;
  • Sinais na vida social: mudança súbita de grupo de amigos, mudanças no estilo de vida que se refletem no abandono da prática dos esportes favoritos e nas práticas de lazer.

[1]  Divisão de Prevenção e Educação. Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico. Polícia Civil. Estado do Rio Grande do Sul. Prevenção às drogas: responsabilidade de todos! Rio Grande do Sul, 2014.

Cartilhas de orientação produzidas pelo Governo Federal

Álcool e Jovens
Esta série, construída com base nas necessidades expressas por múltiplos setores da população e em conhecimentos científicos atualizados, procura apresentar as questões de forma leve, informal e interativa com os leitores.
Ver publicação 

Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil
Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil, uma compilação que inclui tanto as orientações políticas como os mecanismos legais vigentes no país sobre o tema das drogas.
Ver publicação 

Drogas Psicotrópicas
Livreto Informativo Sobre Drogas Psicotrópicas
Ver publicação 

Cartilha Sobre Tabaco
Esta cartilha apresenta dados atualizados e científicos sobre esse tema tão relevante e, ao mesmo tempo, tão delicado.
Ver publicação 

Cartilha sobre maconha cocaína e inalantes
Esta cartilha oferece, em poucas páginas, informações científicas atualizadas sobre algumas drogas. O objetivo é contribuir para que nós, brasileiros, possamos exercer nosso direito de ter acesso a dados científicos numa área dominada por crenças e preconceitos.
Ver publicação 

Cartilha para pais de crianças
Essa cartilha é dirigida a pais de crianças e tem o objetivo de sugerir atitudes que podem ser adotadas na educação dos filhos para que, mais tarde, eles tenham poucas chances de virem a abusar de álcool, cigarros e outras drogas.
Ver publicação 

Cartilha para pais de adolescentes
Essa cartilha visa orientar pais de adolescentes e oferecer informações e orientações para ajudá-los a transformar a energia muitas vezes consumida pela ansiedade, em iniciativas produtivas que contribuam para que os riscos de seus filhos terem problemas com bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas sejam minimizadas.
Ver publicação 

Cartilha para educadores
Educadores de ensino fundamental e médio são, cada vez mais, cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem lidar de modo efetivo com alunos que necessitam atenção especial nessa questão.
Ver publicação 

Cartilha Mudando Comportamentos
Esse caderno de atividades é destinado a todos aqueles que estão um pouco, ou muito, incomodados com seu próprio consumo de alguma substância, seja bebida, cigarros, maconha, calmantes, cocaína ou outras substâncias.
Ver publicação 

Abaixo é possível encontrar serviços que atendem adictos e suas famílias

Conteúdos relacionados

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos