Coordenador do Depen realiza visitas técnicas na 6ª Região Penitenciária

As visitas ocorreram ao longo da última semana

Na última semana, o coordenador do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) da Região Sul, Helder Jacoby, realizou visitas técnicas aos estabelecimentos prisionais da 6ª Delegacia Penitenciária Regional (6ª DPR).

A primeira visita ocorreu na segunda-feira (16), em Santana do Livramento, onde Jacoby conheceu as dependências da penitenciária estadual no município. Na terça (17), foi a vez dos presídios estaduais de Quaraí e Uruguaiana.

Na quarta-feira(18), as visitas aconteceram nos estabelecimentos de Itaqui e São Borja, seguidos, na quinta (19), a São Gabriel, Rosário do Sul e Dom Pedrito, finalizando na sexta-feira (20), no Presídio Regional de Bagé e no Instituto Penal de Bagé. Neste último município, ainda aconteceu uma reunião com a Prefeitura, para possível captação de recursos para investimentos na área de segurança prisional.

“A visita é para realizar o levantamento das necessidades locais e também para vistoriar as unidades prisionais, além da verificação “in loco” da aplicação dos bens que foram obtidos com recursos da União e aplicados pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) na região”, explicou o delegado da 6ª Região, Eduardo Berbigier.

Para o Coordenador do Depen na Região Sul, Helder Jacoby, a semana visitando as casas prisionais da 6ª DPR “foi muito intensa, quando pude examinar de perto tanto as necessidades quanto os sucessos das ações nos estabelecimentos prisionais, o que aproxima as duas pontas do sistema prisional”.