Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Entidades de Apoio

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas - SENAD

A política pública brasileira sobre drogas é comandada pela SENAD, que foi criada pela medida provisória nº 1669, de 1998 e posteriormente transferida para a estrutura do Ministério da Justiça pelo Decreto Nº 7.426, de 7 de Janeiro de 2011. Assim como o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas - CONAD e a gestão do Fundo Nacional Antidrogas – FUNAD. 

Acessar o site do SENAD

Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas
Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas - Obid
O Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas é um órgão da Administração Pública Federal, vinculado a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, que tem como missão reunir, gerenciar, analisar e divulgar conhecimento/informações sobre drogas, incluindo dados de estudos e pesquisas nacionais e internacionais, que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos aplicados às atividades de prevenção do uso indevido, de atenção e de reinserção social de usuários e dependentes de drogas.

Acessar o site do OBID

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas - CEBRID

O CEBRID é o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, que funciona no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É uma entidade sem fins lucrativos e existe exclusivamente para ser útil à população. Para cumprir esta função, o CEBRID organiza pesquisas e reuniões científicas sobre o assunto drogas, publica livros e levantamentos sobre o consumo de drogas entre estudantes, meninos de rua, etc., mantém um banco de trabalhos científicos brasileiros sobre o abuso de drogas e publica boletins trimestralmente.

Alcoólicos Anônimos - AA

Alcoólicos Anônimos - AA

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema com a bebida e queira parar de beber. Por serem todos alcoólicos, eles tem uma compreensão mútua especial. Sabem como essa doença os atinge e aprenderam como se recuperar do alcoolismo dentro de A.A.

Acessar o site do AA

Narcóticos Anônimos - NA

Narcóticos Anônimos - NA

Narcóticos Anônimos ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos.

Acessar o site do NA

Um Recurso em sua Comunidade



Programa de Resistência às Drogas e à Violência

Programa de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).
Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD. Acessar o site do PROERD

Conselho Nacional Antidrogas

Conselho Nacional Antidrogas

O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas - CONAD é um órgão normativo e de deliberação coletiva , vinculado ao Ministério da Justiça, responsável por estabelecer as orientações a serem observadas pelos integrantes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - SISNAD.

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

É função do ministério dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.

Acessar o site do Ministério da Saúde

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

A Agência tem como campo de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. Sua competência abrange tanto a regulação sanitária quanto a regulação econômica do mercado.

Além da atribuição regulatória, também é responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), de forma integrada com outros órgãos públicos relacionados direta ou indiretamente ao setor saúde. Acessar o site da Anvisa

Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Droga

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Álcool e Drogas

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Acessar o site do CAPS Álcool e Drogas

Cruz Vermelha

Cruz Vermelha Brasileira

A Cruz Vermelha está presente no estado há 73 anos e presta serviços permanentes de assistência comunitária, atenção psicossocial, qualificação socioprofissional e segurança social.
Desenvolve ações preventivas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis. Sendo a maior rede de ajuda humanitária do mundo, a Cruz Vermelha tem como missão "salvar e preservar vidas".

Acessar o site da Cruz Vermelha

Polícia Federal

Polícia Federal


Acessar o site

 

  

Amor Exigente

Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR! Acessar o site Amor Exigente

Conteúdos relacionados

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos