Forças de segurança cumprem mandado de busca e apreensão na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

Ação contou com atuação integrada das instituições vinculadas à SJSPS e à SSP
Ação contou com atuação integrada das instituições vinculadas à SJSPS e à SSP - Foto: Divulgação / Ascom Susepe

Com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, uma operação foi deflagrada pelas forças de segurança do Estado na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na  segunda-feira (26/9). A ação de revista foi realizada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em conjunto com a Polícia Civil, nos pavilhões A e B, visando o enfraquecimento da atuação das facções na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram apreendidos 18 celulares e 23 acessórios.

A ação faz parte da terceira fase da Operação Império da Lei IV e contou com a atuação de 50 agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES) e do Grupo de Intervenção Rápida da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), além de 70 policiais penais de estabelecimentos prisionais da região, coordenados pela Delegacia e pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP). Participaram ainda 65 policiais civis da Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, coordenados pelo delegado Eibert Moreira Neto.

“Essa ação conjunta é extremamente importante porque mostra a integração das instituições vinculadas à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e à Secretaria da Segurança Pública (SSP)", disse o disse o titular da pasta da SJSPS, Mauro Hauschild. De acordo com ele, a Susepe teve um papel importante na estruturação e na realização da ação de congelamento das galerias, dando as condições para que a Polícia Civil pudesse fazer o trabalho de localização de ilícitos, o que vai ser importante para o processo de investigação e apuração de responsáveis por crimes.

Segundo o secretário da SSP, Vanius Santarosa, a Polícia Civil fez uma investigação robusta e solicitou medidas cautelares à Justiça, que expediu mandados de busca e apreensão dentro do sistema prisional. "Resultando nessa ação muito importante, que vem se somar a todas as outras já implementadas, com o intuito de reduzir o crime organizado”, acrescentou Santarosa.

O superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, também enfatizou que o combate à criminalidade é mais efetivo quando há a união das forças de segurança pública. “Com mais de 120 servidores atuando na contenção e revista das pessoas privadas de liberdade, a Susepe demonstra sua importância para a segurança pública em prol da sociedade gaúcha”, disse.

Operação Império da Lei IV, em sua terceira fase, visa enfraquecer atuação de facções na Região Metropolitana - Foto: Divulgação / Ascom Susepe

Texto: Gisele Reginato/Ascom Susepe