Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Governo entrega coletes balísticos e armamentos para a 10ª Região Penitenciária

Publicação:

WhatsApp Image 2022 05 16 at 09 48 54
Superintendente destaca que o investimento resulta em mais segurança para os servidores penitenciários - Foto: Alefer Dias / Ascom SJSPS

Na manhã desta segunda-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), realizou a entrega de 341 coletes balísticos, 10 granadas e um fuzil para a 10ª Região Penitenciária (Porto Alegre). Essas entregas fazem parte do projeto de distribuir, até o final deste mês, 4.914 coletes balísticos entre todas as regiões penitenciárias, garantindo o recebimento de um colete individual e de uma pistola para cada agente penitenciário gaúcho, com recursos do Programa Avançar.

“O investimento resulta em mais segurança e proteção para os servidores penitenciários, aprimorando as condições de trabalho dos servidores e qualificando o sistema prisional. Além disso, o aumento da quantidade de armamentos também considera a necessidade específica dos profissionais da área, garantindo o acesso a equipamentos mais modernos”, destacou o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 14 56 20

Além da importância da valorização do Governo para o sistema prisional, a superintendente adjunta, Michele Cunda, pontuou a contribuição do trabalho dos servidores penitenciários. “É um momento de orgulho para todos nós. Essa conquista, e as outras que ainda virão, são para todos nós. Parabenizamos todos os servidores que estão nas unidades prisionais, na ponta, e fazem o seu serviço bem feito, para que nós aqui possamos pensar e fazer novos projetos”, disse. 

Para a delegada penitenciária da 10ª Região, Patrícia Piccolotto, este é um marco simbólico de concretização de sonhos. “Entregar equipamentos para cada agente penitenciário é a confirmação de um trabalho árduo que está sendo realizado pela SJSPS e pela Susepe. Sinto orgulho em poder fazer parte e vivenciar este momento”, afirmou.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 14 56 46

Também estavam presentes na entrega os assessores da SJSPS Jonathan Silva e Mateus Schwartz dos Anjos, o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Vagner Cogo, administradores das unidades prisionais da região e representantes do Grupo de Intervenção Regional da 10ª Região (GIR-10). Após a entrega, foi oferecido um lanche produzido pelas apenadas do Presídio Feminino Madre Pelletier e da Penitenciária Feminina de Guaíba.

As entregas de coletes balísticos e fuzis iniciaram na última semana. Já foram contempladas a 5ª Região Penitenciária (Pelotas), a 9ª Região (Charqueadas) e a 1ª Região (Canoas).

 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos