Presídio Madre Pelletier recebe doações da Cootravipa

Imprensa Susepe
Representantes da SJPS e da Susepe receberam os itens da direção da Cootravipa

Na manhã desta segunda-feira (23), o Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier recebeu  doações de produtos de higiene da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa). Durante a ação, também foi realizada a sanitização da unidade prisional, visando levar segurança sanitária ao local. A iniciativa faz parte da Agenda Solidária da Cootravipa, que contempla instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Mais de três mil itens de higiene, como papel higiênico, absorvente, creme dental e escova de dentes, serão destinados para as apenadas da unidade. Os produtos foram adquiridos pela Cootravipa em parceria com as empresas Couroarte, Soldasul, Ragom e RD.

A secretária adjunta de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Carolina Ramires, destacou a importância da ação e enalteceu a visão de responsabilidade social da Cootravipa. “A realidade é desafiadora no sistema prisional e fica ainda mais complexa quando a pensamos a partir do recorte de gênero. Por isso, essas doações, que vêm a complementar as ações realizadas pelo Estado, nos auxiliam a mudar a realidade e o dia a dia das mulheres privadas de liberdade”, afirmou.

2022

A diretora da unidade prisional, Rafaelle Fernandes, também agradeceu a empatia e a sensibilidade da direção da Cootravipa no atendimento de uma demanda tão importante para o público feminino. “Sabemos que a necessidade de papel higiênico e absorventes é grande para as mulheres e que o custo é alto. A doação da Cootravipa vai fazer a diferença para essas apenadas. Quando falamos de higiene e limpeza, também estamos falando em tratamento penal, e esse é nosso grande objetivo”, enfatizou.

A diretora da Cootravipa Michele Fernandes ressaltou que cooperar faz parte do DNA da cooperativa. “Acreditamos no desenvolvimento humano, independente da origem de cada pessoa, por isso nos sentimos honradas em poder contribuir para levar mais dignidade às mulheres”.

Já o delegado adjunto da 10ª Região Penitenciária, José Ferreira, afirmou que essa parceria demonstra grande sensibilidade e empatia. “Essa assistência é muito importante. São gestos como esse que contribuem para que as apenadas possam voltar em liberdade de forma diferente”.

2022
Imprensa Susepe

Também estiveram presentes o diretor da Cootravipa Marcelo Ramires, a vice-diretora da unidade prisional, Luci Crestani, a assistente social Aline Malmann, representando o Departamento de Tratamento Penal da Susepe, e servidoras do Presídio.