Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretário Mauro Hauschild participa do seminário O Futuro do Sistema Prisional Gaúcho

Publicação:

Secretário Mauro H. palestra ao microfone.
Secretário destacou investimentos do Avançar - Foto: Divulgação SJSPS
Por Divulgação SJSPS

Na última terça-feira (23), o Secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, esteve presente no seminário O Futuro do Sistema Prisional Gaúcho, realizado no Teatro Dante Barrone, na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do RS (Amapergs), voltado para analisar e debater perspectivas para o futuro do sistema prisional do Estado. Foram realizados dois painéis, com os temas Polícia Penal (na parte da manhã) e Privatizações (pela tarde).

Secretário palestra ao microfone.
Evento teve participação de diversas entidades - Foto: Divulgação SJSPS

Hauschild palestrou no painel Privatizações, no qual contextualizou o atual momento, trazendo dados e números de presos e servidores do sistema prisional, e destacou a importância do debate: "eventos como esse permitem a discussão e possibilitam pensarmos numa mudança de cultura no poder público e na sociedade". O secretário também falou sobre o investimento que o governo estadual está realizando no setor: “Como divulgamos na semana passada, no anúncio do programa Avançar, vamos fazer investimentos na casa de meio bilhão de reais nos sistemas penal e socioeducativo. A maioria dos recursos vão ser investidos no sistema prisional, iremos trabalhar na construção e ampliação de oito unidades prisionais, além de alocar recursos em novas alternativas de cumprimento de pena”, conclui.

O painel teve mediação da diretora da Amapergs, Nívea Carpes, que destacou a importância da coletividade e o papel do estado na administração penitenciária, e participação da professora da UFRGS Aline Cunha, que falou sobre sua experiência com educação em prisões e abordou conceitos como mercantilização da vida e financeirização da segurança; do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que trouxe reflexões sobre seus 15 anos na entidade e seu contato com o sistema prisional, além de destacar a importância da colaboração entre prefeitos e governadores; e do professor da UCPEL Luiz Antônio Bogo, que trouxe estudos sobre administração pública e privada das penitenciárias e a importância do monitoramento eletrônico.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos