Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

SJSPS assina termo para realização de melhorias em comunidades terapêuticas

Publicação:

assinatura emenda
Solenidade ocorreu na Sala de Reuniões da SJSPS
Por Arthur Mezacasa

Na última segunda-feira (28), o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, assinou dois termos de cooperação com a Comunidade Terapêutica Casa do Amor-Exigente (Caex), de Pelotas, e o Programa de Auxílio Comunitário Terapêutico de Porto Alegre (PactoPOA).  O acordo foi realizado por meio do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Deppad) da secretaria e tem por objetivo realizar melhorias no tratamento oferecido a pessoas com dependência química nestas instituições 

Na Caex, estão previstas a qualificação de internos em cursos de culinária, panificação, horticultura e a compra de equipamentos para aplicação destas habilidades. Além disso, o acordo prevê ações de melhoria no tratamento físico, psicológico e social dos atendidos pela comunidade terapêutica. 

Já nas casas de acolhimento mantidas pelo PactoPOA, os investimentos serão voltados à melhoria da estrutura física de 3 unidades. Pelo acordo, estão previstas reformas do telhado, parte elétrica, estrutural e mudanças nos acabamentos dos ambientes.

No total, as duas instituições contam com 136 vagas para homens dependentes químicos acima de 18 anos.

Na ocasião da assinatura estiveram presentes o representante da diretora Alessandra Carvalho, Ricardo Santos,  o diretor administrativo da Caex, Jorge Roberto Espinosa, o presidente do PactoPOA, Reinaldo Almeida Rego, o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Coned), Rodrigo Vasconcellos, a vice-presidente do Coned, Paulini Braun Wegner, (CONED), o representante do deputado estadual Tenente Coronel Zucco, Marcelo Dorneles, o representante do deputado estadual Henrique Viana, Paulo Rezende, além de servidores da secretaria. As tratativas que resultaram nos acordos são oriundas de emendas parlamentares dos deputados estaduais Faisal Karam e Tenente Coronel Zucco.

assinatura termos
Secretário Hauschild na ocasião de assinatura dos termos

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos