Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

SJSPS promove ciclo de capacitações sobre migrações transnacionais nas regiões Sul e Sudoeste do RS

Publicação:

WhatsApp Image 2022 09 13 at 12 47 38
Ciclo de capacitações - Foto: Divulgação

Nos meses de setembro, novembro e dezembro, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) promoverá o evento “Ciclo de capacitações sobre migrações transnacionais: viabilizando espaços de diálogo entre os atores que fazem o atendimento direto a migrantes fronteiriços”. A iniciativa será realizada nas regiões Sul e Sudoeste do Estado, em cidades como Chuí, Santana do Livramento e Uruguaiana.

A ação ocorre em parceria com Secretaria da Segurança Pública, Escola Fundação Superior do Ministério Público, ONU Migrações, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.

Com o objetivo de promover o diálogo entre representações dos governos locais que atuam com migrantes fronteiriços, pretende-se qualificar o atendimento prestado e fortalecer a rede de serviço. O evento também tem o intuito de criar espaços propícios para atender as demandas específicas de cada região e desenvolver debates com os atores da rede a respeito de temas como migração e refúgio, tráfico e contrabando de pessoas e trabalho análogo ao de escravo.

Chuí

A primeira cidade que receberá o ciclo de capacitações será Chuí, nos dias 27 e 28 de setembro. O diálogo ocorrerá no Bertelli Chuí Hotel e abrangerá os municípios do Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Rio Grande.

Horários:

27 de setembro: das 10h às 16h.

28 de setembro: das 8h às 16h.

O público será limitado a até 70 pessoas e as inscrições podem ser feitas aqui.

Santana do Livramento

A segunda cidade que receberá o ciclo será Santana do Livramento, nos dias 17 e 18 de novembro. O diálogo será realizado na Sala Cultural Professor Francisco Pereira Alves e abrangerá os municípios de Santana do Livramento, Bagé, Dom Pedrito, Aceguá e Quaraí.

Horários:

17 de novembro: das 10h às 16h.

18 de novembro: das 8h às 16h.

As inscrições devem ser feitas aqui.

Uruguaiana

O último encontro do ciclo será em Uruguaiana, nos dias 6 e 7 de dezembro. O diálogo ocorrerá no Salão Nobre da Prefeitura e abrangerá as regiões de Uruguaiana, São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Alegrete.

Horários:

6 de dezembro: das 10h às 16h.

7 de dezembro: das 8h às 16h.

As inscrições devem ser feitas aqui.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos