Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Técnicos superiores penitenciários da Susepe tomam posse e iniciam curso de formação

Publicação:

Técnicos superiores penitenciários da Susepe tomam posse e iniciam curso de formação
Ao todo, serão 23 disciplinas ministradas por 52 professores - Foto: Gleison Ló/Ascom SJSPS
Por João Pedro Rodrigues e Wagner Meirelles/Ascom SJSPS

Na quarta-feira (3/8), 59 novos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) tomaram posse como técnicos superiores penitenciários (TSPs), para atuar no sistema prisional gaúcho nas áreas de arquitetura, ciência da computação, direito, educação física, enfermagem, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia elétrica, estatística, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

A partir da posse, eles iniciam o curso de formação na Escola do Serviço Penitenciário (ESP), que contará com 23 disciplinas, ministradas por 52 professores, nos seguintes eixos: fundamentos da prisão e da pena, gestão penitenciária, legislação funcional e saúde no sistema penitenciário, rotinas e procedimentos para o trabalho técnico no sistema prisional. Com carga horária de 485 horas/aula, esse será o 13º curso de formação de TSPs e ocorrerá até o final de outubro. Após o término da capacitação, serão informados os locais onde os TSPs atuarão.

Os novos servidores foram aprovados em concurso público realizado em março, que teve um total de 9.209 inscritos para o cargo de TSP.

No acolhimento aos novos servidores, realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, destacou que o curso é uma possibilidade de os novos servidores compartilharem os seus conhecimentos com os professores, projetando melhorias para o sistema penitenciário. “É uma oportunidade de troca de experiências, transformar as ideias em realidade”, disse.

Além disso, ele enfatizou que os técnicos, após a finalização do curso, poderão fazer a diferença na vida de muitas pessoas, atuando em prol da ressocialização dos apenados e da melhoria da estrutura da Susepe. “O resultado daquilo que vocês fizerem será revertido em seu favor”, afirmou aos servidores.

O diretor da ESP, Eberson Trindade, parabenizou os novos servidores pelo interesse em atuar no sistema penitenciário gaúcho, porque houve a aprovação de candidatos vindos de pelo menos seis Estados.

“Foquem naquilo que a instituição precisa”, recomendou Trindade. Ele frisou que o curso de capacitação tem o foco institucional na realidade gaúcha e nas suas necessidades.

Também estiveram presentes na cerimônia a superintendente adjunta, Michele Cunda, e o diretor do Departamento de Tratamento Penal, Cristian Colovini.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos