Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Egresso do sistema prisional gaúcho realiza palestra para apenados de unidades da região de Porto Alegre

Publicação:

Iniciativa faz parte do projeto “Reciclando vidas”, que acontece desde junho
Iniciativa faz parte do projeto “Reciclando vidas”, que acontece desde junho
Por Gisele Reginato/ Imprensa Susepe

Na última quarta-feira (10), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), realizou no Instituto Penal Irmão Miguel Dario uma palestra do projeto “Reciclando vidas”, que vem ocorrendo desde junho em unidades prisionais da 10ª Região Penitenciária (Porto Alegre). O projeto consiste em levar para os apenados a experiência de vida de Rodrigo Sabiah, egresso do sistema prisional, educador social e reciclador.

Em cada encontro, o palestrante aborda aspectos sobre a sua vida no intuito de demonstrar ao público que é possível uma vida digna após o encarceramento. A atividade está sendo viabilizada nas unidades prisionais pela direção, equipe de segurança e equipe técnica composta por psicólogos e assistentes sociais.

De acordo com a coordenadora técnica da 10ª Delegacia Penitenciária Regional, Isadora Lartigau, os encontros do projeto têm sido extremamente valiosos, pois levam esperança e motivação para as pessoas privadas de liberdade. “O objetivo é contribuirmos para a não reincidência, além de motivar os próprios servidores que veem sentido no seu trabalho através de um caso de sucesso em tratamento penal", afirma.

A palestra já foi feita para apenados e apenadas da Penitenciária Estadual de Porto Alegre, do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier e da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos