Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Estado inicia ciclo de capacitações sobre o SIPIA para os municípios e Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul

Ação é uma parceria do Governo com a Famurs e Ministério Público (MPRS)

Publicação:

A diretora está diante do computador participando da reunião.
A diretora do Departamento de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente, Olga Biffi, participou da reunião - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH
Por ASCOM SJCDH

Para capacitar os municípios e os conselheiros tutelares do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) iniciou um ciclo de reuniões de apresentação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência, módulo Conselho Tutelar (SIPIA-CT). O primeiro encontro ocorreu de maneira virtual nesta quarta-feira (27/3).

A ação é uma parceria do Estado com a Famurs e Ministério Público (MPRS) que prevê a realização, durante a última quarta-feira de cada mês, de uma capacitação, que será, posteriormente, disponibilizada na plataforma do MP em formato EAD, de forma gratuita.

Neste primeiro encontro, cerca de 430 pessoas participaram da reunião, que destacou a importância do alinhamento para a utilização da plataforma. Além disso, o passo a passo de solicitação de acesso ao sistema e o planejamento das capacitações deste ano foram apresentadas.  

“Nós pretendemos capacitar, pelo menos, um representante de cada um dos municípios, para que  eles possam dar um suporte técnico e facilitar a utilização da ferramenta”, disse a diretora do Departamento de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente, Olga Biffi. “O intuito é termos um índice maior de municípios que utilizam a plataforma, o que contribuirá para o fortalecimento dos mecanismos de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes do nosso estado”, afirmou.   

Sobre o SIPIA

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele reúne os dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos