Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Governo do Estado inicia a entrega de armamentos para os agentes penitenciários

Publicação:

WhatsApp Image 2022 06 29 at 10 03 51
WhatsApp Image 2022 06 29 at 10 03 51
Por Imprensa SJSPS

Na última sexta-feira (24), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), começou a entrega de armamentos para os agentes. Os primeiros contemplados com os novos armamentos (Pistola cal. 9mm em cautela individual) foram os servidores lotados no Órgão Central, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Posteriormente, elas serão entregues para os servidores das demais regiões, conforme cronograma e aviso prévio. 

Para o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, a entrega é de grande importância para a garantia da segurança individual dos servidores. Ele aproveitou a ação, também, para salientar que os equipamentos trazem benefícios para a sociedade como um todo. “Uma equipe melhor equipada, melhor treinada e melhor preparada garante também segurança pública e eficiência no serviço que ela presta”, acrescentou. 

O superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, destacou que as entregas também garantem o reconhecimento ao servidor penitenciário, qualificando-o e capacitando-o. “Equipar os agentes é essencial para que nós consigamos trabalhar com maior eficiência na segurança das unidades prisionais, garantindo o auxílio à sociedade”, afirmou.

Para que o servidor possa receber o material, é necessário que ele já possua habilitação em Pistola e tenha assistido ao vídeo de apresentação do novo armamento e realizado a avaliação na plataforma virtual de ensino à distância (EAD), disponibilizada no site da Escola do Serviço Penitenciário. Todos os agentes deverão entrar na plataforma virtual através do link https://esp.susepe.rs.gov.br/ead/ e realizar o seu cadastro.

 O responsável pela Seção de Material Bélico do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Jeferson Pavanelo, salientou que a entrega será realizada através do Sistema Modular Unificado (Simus), que ajudará no controle de todas as armas, ficando, assim, registrado via sistema a cautela do armamento, e demonstrou a sua satisfação com o trabalho. “Estamos muito felizes por essa evolução na nossa instituição”, disse.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos