Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Representante do Departamento Penitenciário Nacional faz visita técnica a estabelecimentos gaúchos

Publicação:

06183157 2046158 GDO
Coordenador do Depen veio ao Estado tratar expansão de políticas penitenciárias no RS

O coordenador de Políticas de Participação Social e de Atenção ao Egresso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Cezar Augusto Delmondes, realizou visita técnica a estabelecimentos prisionais gaúchos na segunda (5/9) e na terça-feira (6/9) a fim de tratar a expansão de políticas penitenciárias no Rio Grande do Sul.

Acompanhado de representantes da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), na segunda-feira (5/9), Delmondes visitou a Convenção Nacional das Igrejas Independentes do Brasil (Coniib) sobre a implementação de um Escritório Social em Porto Alegre.

Parte de uma política nacional de atenção às pessoas egressas do sistema prisional, os escritórios sociais são equipamentos públicos projetados para atender, acolher e encaminhar esse público e seus familiares para as políticas públicas existentes. Esses locais também auxiliam os estabelecimentos prisionais no processo de preparação das pessoas pré-egressas para a liberdade.

“Saio na expectativa de que, em breve, possamos oferecer atendimento em Porto Alegre, pois esta unidade prestará serviços a egressos de 26 comarcas", disse Delmondes. Ele ainda destacou a importância das obras que estão sendo realizadas no sistema prisional para a promoção do tratamento penal.

A secretária adjunta de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Carolina Ramires, ressaltou a importância de o Depen acompanhar e conhecer as ações adotadas pelo sistema prisional gaúcho. “O Escritório Social é mais uma possibilidade de garantirmos a dignidade do egresso, a fim de qualificar ainda mais o processo de inclusão social. E contar com o acompanhamento do Depen no desenvolvimento dessas políticas é fundamental para que consigamos concretizar a sua implementação na capital”, disse.

No mesmo dia, Delmondes conheceu as instalações do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp). O espaço foi construído com o objetivo de reorganizar o sistema penitenciário, a partir da qualificação de sua porta de entrada, a fim de resolver o problema da custódia de presos em viaturas e em delegacias de polícia na capital e na região metropolitana. O Depen é uma das instituições que integram o comitê responsável pelo desenvolvimento do núcleo.

Além disso, ele esteve presente na sede da Susepe, onde foi recebido pela superintendente adjunta, Michele Cunda. Nesta terça-feira (6/9), Delmondes visitou as obras de reconstrução da Cadeia Pública de Porto Alegre, finalizando os seus compromissos no Estado.

Acompanharam a agenda a chefe da Divisão de Projetos Especiais e Alternativas Penais da Susepe, Camila Rosa, e a vice-diretora do Departamento de Políticas Penais da SJSPS, Débora Ferreira.

Texto: Ascom SJSPS
Edição: Secom

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos