Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Reunião sobre nova unidade prisional em Charqueadas acontece na SJSPS

Publicação:

WhatsApp Image 2022 05 16 at 15 54 49 (1)
O encontro ocorreu para avançar nas tratativas do início da obra de uma nova unidade prisional no município

Na manhã desta segunda-feira (16), na sala de reuniões da SJSPS, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Mauro Hauschild, a secretária adjunta, Carolina Ramires, e o superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani de Souza, receberam o prefeito de Charqueadas, Ricardo Vargas, para avançar nas tratativas do início da obra de uma nova unidade prisional na cidade. Durante o encontro, assinaram uma portaria que institui um grupo de trabalho com a finalidade de analisar a possibilidade de regulamentar uma área do Estado no município de Charqueadas.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 17 31 37

Na reunião, foram retomadas as discussões envolvendo a lotação de mais servidores penitenciários para a região e a ampliação de iniciativas de fomento ao trabalho prisional, bem como a construção de uma torre de vigilância na cidade.

A nova unidade prisional, além da criação de 1.656 vagas prisionais, prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá as cinco unidades do Complexo Prisional de Charqueadas.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 15 51 14

A construção do novo estabelecimento prisional será realizada com parte do investimento de R$ 465,6 milhões do programa Avançar nos Sistemas Penal e Socioeducativo, anunciado em novembro de 2021 pelo Governo Estadual. A implantação também proporcionará outros benefícios à comunidade, tendo em vista a regularização de áreas adjacentes às unidades prisionais.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos