Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

SJSPS oferece curso de capacitação de equipamentos de robótica para agentes socioeducadores

Publicação:

WhatsApp Image 2022 09 05 at 10 27 17 (1)(1)
Formação de robótica aconteceu de 29 de agosto a 3 de setembro - Foto: Divulgação/SJSPS

A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) ofereceu curso de capacitação para o uso de laboratórios de robótica de 29 de agosto a 3 de setembro. A capacitação ocorreu na Comunidade Socioeducativa (CSE) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) da Vila Cruzeiro e do Centro de Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro. A formação foi voltada a agentes socioeducativos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), com o intuito de torná-los aptos a manusear os equipamentos de robótica. Além disso, o curso serve para estimular a criatividade dos agentes, ao ponto de desenvolverem atividades de robótica com os jovens.

"A formação contribuiu para a construção do conhecimento na prática. A partir de agora, os participantes serão multiplicadores que vão facilitar o acesso dos jovens a tecnologias para a construção dos mais diversos produtos, incentivando, dessa forma, o empreendedorismo", explicou a diretora do Departamento de Políticas Socioeducativas da SJSPS, Pamela Peixoto.

As aulas foram ministradas pelos professores Carlos e Nívia, da empresa Sudu Inteligência Educacional, a fornecedora dos equipamentos dos laboratórios. Além dos agentes socioeducadores, participaram da formação servidores da SJSPS, professores e educadores sociais.

No início de 2022, a SJSPS montou 19 laboratórios de robótica, sendo 13 para as unidades de internação da Fase e os outros seis para os Centros da Juventude (CJ). Os laboratórios serão utilizados por jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa, oferecendo oportunidades de contato com práticas de transformação digital e o desenvolvimento de habilidades demandadas pelo atual mercado de trabalho e promovendo a reinserção social.


Wagner Meirelles/AssCom-SJSPS

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos