Susepe inaugura a nova sede da 10ª Delegacia Penitenciária Regional em Porto Alegre

O novo espaço fica localizado no Quarto Distrito, em Porto Alegre

Delegacia
O espaço será usado para o funcionamento da delegacia e do Grupo de Intervenção Rápida da 10ª Região - Foto: Sue Gotardo
Por Gisele Reginato

Responsável pela gestão de nove unidades prisionais na capital e na região metropolitana, além de um centro de custódia hospitalar de apenados, a 10ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (22/9), sua nova sede.

Desde sua criação, em 2019, esta é a primeira vez que a 10ª DPR contará com espaço exclusivo. Até então, as operações ocorriam em salas do Instituto Psiquiátrico Forense, em Porto Alegre, o que limitava as atividades realizadas. O novo espaço, de 500 m², localizado no bairro São Geraldo, no Quarto Distrito em Porto Alegre, possibilitará o funcionamento da delegacia, com um espaço adequado para reuniões e armazenamento de materiais, bem como para a coordenação operacional do Grupo de Intervenção Rápida da 10ª Região (GIR-10), atuando como uma base de treinamento e mobilização para os agentes.

Titular da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Mauro Hauschild pontuou que inteligência, engenharia, gestão e tratamento penal estão entre os pilares da reestruturação que vem ocorrendo no sistema prisional gaúcho. “A humanização não se dá somente por meio do tratamento penal, possibilitando acesso ao trabalho, à educação e à saúde para os apenados, mas também por meio da capacitação dos servidores e na melhoria da instalação das unidades, dando mais dignidade para o trabalho diário”, destacou.

Para a estruturação da sede, foram recebidas doações de recursos do Judiciário, do Ministério Público e de empresas, sem ônus para o Estado. A obra foi totalmente feita utilizando mão de obra prisional, que é um dos eixos do tratamento penal preconizado pela SJSPS e pela Susepe. “Essa é uma demonstração da importância do trabalho prisional. Além de uma obra de muita qualidade como a que vemos aqui na sede da 10ª Delegacia, esse caso também nos mostra o viés de socialização das pessoas presas, porque o trabalho dá a elas capacitação e novas perspectivas de vida”, enfatizou o superintendente dos serviços penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza.

A delegada responsável pela 10ª região penitenciária, Patrícia Picolotto, explicou que uma sede própria é essencial para que a instituição cumpra seu papel de fiscalizar, orientar e executar ações de tratamento penal e segurança. “A DPR é o elo entre os estabelecimentos prisionais e a Susepe, por isso é importante que seja fortificada. Acreditamos, idealizamos e, com o trabalho de muitos atores, concretizamos esse sonho”.

A inauguração contou com a presença do juiz de direito da Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas de Porto Alegre, Sandro Luz Portal, do promotor de justiça Fernando César Sgarbossa, do subsecretário de Patrimônio do Estado, Major Vinícius Oliveira Braz Deprá, do representante da OAB-RS Ivan Pareta, da secretária adjunta da SJSPS, Carolina Ramires, da superintendente adjunta, Michele Cunda, de representantes de outras forças de segurança do Estado, do Conselho Penitenciário, do Conselho da Comunidade de Porto Alegre, além de servidores da SJSPS, da Susepe, diretores de Departamentos, delegados penitenciários regionais, diretores de unidades prisionais da 10ª Região, agentes do GIR-10 e do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES).