Susepe participa do Desfile de Sete de Setembro

O evento foi realizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre
O evento foi realizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre - Foto: Alefer Dias
Por João Pedro Rodrigues/Ascom SJSPS

Na última quarta-feira (07), a Susepe participou do Desfile de Sete de Setembro alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil. O evento foi realizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre.

Em torno de 200 servidores desfilaram. Dentre eles, estavam representantes do Grupo de Segurança Institucional (GSI), do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES), dos Grupos de Intervenção Rápida (GIR) da 9ª e da 10ª delegacias penitenciárias regionais das três categorias de servidores da Susepe (agente penitenciário, agente penitenciário administrativo e técnico superior penitenciário).

O titular da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Mauro Hauschild, também participou do evento. Ele assistiu ao desfile na tribuna, acompanhado da secretária adjunta, Carolina Ramires, do superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani Rodrigues, e demais autoridades.

“A participação da Susepe nos desfiles é uma demonstração de que a instituição quer assumir um papel de relevância perante à sociedade”, destacou Hauschild. “Parabenizamos a todos que se envolveram nesse projeto.”

A organização do evento ficou a cargo do Exército Brasileiro, em coordenação com a Susepe, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal. Cerca de 5 mil militares e civis desfilaram na avenida para um grande público.

Desfiles no interior

A Susepe também esteve presente nos desfiles de Sete de Setembro realizados no interior do Estado. Em Santa Maria, por exemplo, a comemoração reuniu diversos servidores das unidades prisionais da 2ª delegacia penitenciária regional (DPR).

Já na 3ª região, o desfile aconteceu na cidade de Santo Ângelo. O evento contou com a participação de agentes de diferentes estabelecimentos penitenciários da localidade, que foram acompanhados pela população do município.

Na 4ª região penitenciária, as comemorações do Bicentenário da Independência aconteceram em três cidades: Erechim, Lagoa Vermelha e Passo Fundo. Cada um dos desfiles reuniu servidores das suas respectivas unidades prisionais, assim como de outros estabelecimentos locais.

Da mesma forma, a 5ª região também contou com mais de um evento em alusão ao Sete de Setembro. Os desfiles aconteceram nos municípios de Canguçu e Pelotas, onde está situada a sede da 5ª DPR.

Na 6ª região, a comemoração foi em Santana do Livramento. O desfile reuniu diversos servidores da Susepe e atraiu a população para as ruas.

Enquanto isso, na 7ª região penitenciária, o evento aconteceu no município de Vacaria, contando com a participação de agentes e civis.

Já na 8ª região, o desfile de Sete de Setembro aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul. Servidores de diferentes unidades prisionais da 8ª DPR marcaram presença na comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil.