Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Treinamento sobre Proteção de Base Comunitária e Violência Baseada em Gênero

Presidência do COMIRAT/RS participa de treinamento do ACNUR

Publicação:

Treinamento ACNUR   PBC e VBG
Treinamento ACNUR PBC e VBG

A Agência da ONU para Refugiados - ACNUR promoveu um treinamento em parceria com o Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR), nos dias 11 e 12 de maio. A atividade foi realizada na Associação Antônio Vieira (ASAV), em Porto Alegre e contou com a participação de representantes do SJMR Porto Alegre e Florianópolis, Cáritas Arquidiocesana do Paraná, Aldeias Infantis SOS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Centro de Referência de Atendimento à Mulher Márcia Calixto (CRAM) da Prefeitura de Porto Alegre e Bará - – Programa de Acolhimento de Estudantes Refugiados e Portadores de Visto Humanitário da UFRGS do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migração (NEPEMIGRA).

A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo esteve representada pela presidente do COMIRAT/RS, Bibiana Waquil Campana e pelas estagiárias do Departamento de Justiça, Gabriela Penna e Karina Valenti.

Durante os dois dias de treinamento, foram realizadas diversas atividades interativas a respeito da importância do desenvolvimento de ações na perspectiva de proteção com base na comunidade e discutidos os desafios  do trabalho comunitário, do engajamento das comunidades, dos níveis de participação e da prestação de contas. Também foi abordada a temática da violência baseada em gênero, explorando os conceitos, interseccionalidades e gestão de casos.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos